Você dorme bem?

O que é dormir bem?
Todos precisamos de um tempo adequado de sono, ininterrupto e relaxante. O número de horas varia de pessoa para pessoa. Mas está entre 6 e 8 horas de sono por noite. Disso depende nossa saúde, humor e produtividade durante o dia. Se conseguirmos isso, então estamos dormindo bem.
Há muitas situações que interferem com o sono normal, causando sofrimento aos insones durante a noite e o dia.
Das situações, a mais comum é a ansiedade pelo excesso de preocupações com as coisas do dia a dia. Mas há, também, a obesidade, a dificuldade para a respiração nasal (nariz entupido ou parcialmente entupido), relaxamento anormal do palato mole (parte de trás do céu da boca), que fica mole e atrapalha a respiração quando a pessoa dorme, resfriados, infecções respiratórias, bronquites, dores, etc.
O ronco, muito comum no distúrbio do sono, pode se agravar numa forma mais crítica, a apneia do sono. Nesse caso, a pessoas fica pequenos períodos de tempo sem respirar e, em casos mais críticos, tem que acordar muitas vezes para respirar.
Se você se encontra numa dessas situações, vale a pena começar a melhorar isso. Pode iniciar perdendo peso, fazendo atividades físicas e meditação para relaxar e diminuir a ansiedade. Em casos mais difíceis, decorrentes de problemas mais específicos, haverá a necessidade da ajuda de um médico. Isso é muito sério.
Respeite sua saúde e a de quem dorme perto de você. Cuide-se.