O que mantém nosso coração funcionando

O coração humano começa a funcionar 21 dias após a concepção, isto é, no embrião de 3 semanas já há um coraçãozinho pulsando. A partir daí o coração só parará de trabalhar na hora da morte.

Mas o que mantem o coração funcionando? 

Dentro de nosso coração há um pequeno nódulo, chamado de nódulo sinoatrial. Impulsos elétricos, gerados nesse nódulo, numa frequência relativamente constante, causam o disparo de contração do músculo cardíaco, fazendo-o pulsar na mesma frequência dos impulsos elétricos. O coração tem uma frequência sinusal, como chamamos, entre 60 a 80 contrações por minuto.

Há situações em que nosso coração precisa trabalhar mais rápido, como nos esforços físicos, por exemplo. Nesse caso, nosso sistema nervoso autônomo – que trabalha por conta própria, independente de nossa vontade – envia sinais ao cérebro para que este, através de vários mecanismos, estimule nosso coração de acordo com a demanda necessária. Emoções como: medo, susto etc., também causam aumento da frequência cardíaca, pois ao provocarem a liberação da adrenalina, hormônio atuante do sistema nervoso autônomo simpático, causam taquicardia (nome correto do aumento da frequência cardíaca).

Se o sistema falhar, caso o nódulo sinusal deixe de trabalhar direito, temos que colocar o marca-passo, aparelho elétrico que, ligado à musculatura do coração, envia sinais elétricos a esse, fazendo o serviço do nódulo sinusal.

Vejam que milagre é a vida!

2 Comentários


    1. Muito obrigado. Enviaremos sempre as atualizações para você.

Comentários encerrados.