Melatonina

➜ O que é Melatonina?

A melatonina é um hormônio produzido por uma pequena glândula que temos perto do centro de nosso cérebro, chamada pineal.

Tem muitas funções, senda a principal a regulação do que chamamos de ciclo circadiano – ciclo claro-escuro. Com a diminuição da luz, no início da noite, inicia-se a produção desse hormônio que vai se difundindo pela circulação. Ele é responsável pela diminuição do estado de alerta, sonolência e discreta redução da temperatura de nosso sangue, favorecendo o sono. Durante o dia há uma redução drástica de sua produção e, assim, nos mantemos alertas.  Mas essa não é a única função da melatonina.

A melatonina também tem ação antioxidante, anticancerígena, ajuda a perder peso – potencializa a ação da insulina -, atua no sistema imunológico e retarda o envelhecimento. Por tudo isso é chamada de super hormônio.

Isso tudo deixa muito claro a importância do sono para nossa saúde, já que é durante esse período que a melatonina é produzida.

Precisamos deixar de lado computadores, celulares e fontes de luz intensas, perto da hora de repousarmos, pois isso inibe a produção do hormônio, o que dificulta o sono e nos tira a vontade de dormir.

Há estudos que aconselham sua utilização, principalmente por aqueles que sofrem de insônia.

Deve-se, porém, tomar cuidados com seus efeitos colaterais, principalmente se usada em doses altas, e respeitar suas contraindicações.

São efeitos colaterais: cansaço, diminuição da visão, falta de concentração, arritmias no coração, depressão, osteoporose, dor de cabeça, diarreia.

Contraindicações: gravidez, amamentação e pessoas com idade inferior a 12 anos.