Fases do crescimento do cabelo

Fases do crescimento do cabelo

Você sabia que o crescimento do cabelo respeita um ciclo? Sim! Nosso cabelo cresce, estabiliza e cai. Vamos entender como isso acontece.

Em média, nosso cabelo cresce 1,25 cm por mês, o que dá cerca de 15 cm por ano. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, pois a idade, a alimentação, a genética, o estado emocional e o estado de saúde podem influenciar esse processo.

Uma pessoa adulta tem, em média, 150.000 fios de cabelo. Esse número, certamente, diminui com a idade. A calvície, em sua maioria de causa hereditária, é muito mais comum entre os homens, mas existem mulheres calvas.

O crescimento de cada fio de cabelo é único. Embora todos eles passem por três fases durante sua existência, não, necessariamente, se encontram na mesma fase, ao mesmo tempo.

As fases são:

  • Fase anágena – é caracterizada pelo tempo em que acontece o crescimento do cabelo. Pode durar de 2 a 6 anos – algumas vezes até um pouco mais. Nessa fase a raiz do cabelo está muito ativa, com rápida divisão das células capilares, garantindo o crescimento estável e forte do cabelo. Será perene se, durante a fase anágena, a pessoa não tiver problemas emocionais, doenças, alterações hormonais ou desnutrição.
  • Fase catágena – caracterizada pelo fim do crescimento do cabelo, é uma fase de transição. Pode durar algumas semanas e, nela, temos declínio da atividade metabólica da raiz, diminuindo drasticamente a divisão das células capilares. Há redução do tamanho da raiz, que pode atingir até 1/3 do tamanho que tinha na fase anterior. No final dessa fase o fio de cabelo se soltará da raiz, ficando preso, apenas, no couro cabeludo.
  • Fase telógena – é caracterizada pela queda do cabelo. É a fase de repouso. O cabelo pode cair por dois mecanismos: simplesmente por se soltar do couro cabeludo; ou por ser empurrado, para fora do folículo, pelo novo cabelo que começa a crescer abaixo dele. Essa fase pode durar de três a quatro meses e, após isso, se inicia um novo ciclo.

Nas pessoas saudáveis há um equilíbrio entre as fases, de modo que a maioria dos fios se encontram nas duas primeiras (anégena e catágena) e uma minoria na última (telógena). Isso garante que sempre tenhamos cabelos.

Perdemos, diariamente, entre 80 a 100 fios de cabelo. Isso é normal. Mas se a queda de fios exceder esse número, pode estar havendo algum desequilíbrio. Seria aconselhável procurar um dermatologista.