Emagrecer com Saúde

Poucos de nós têm o metabolismo estável e a tendência a manter o peso constante.

Conforme vamos amadurecendo, temos a propensão natural de ganhar mais peso e de adquirir uma forma mais arredondada. O maior problema está no fato de que ganhar peso favorece o aparecimento de distúrbios metabólicos, como: aumento do colesterol e triglicérides, aumento da concentração do ácido úrico no sangue e até diabetes.


Mas o que mais nos incomoda é a perda da boa forma. Raramente nos preocupamos com doenças. Estamos sempre atentos às mudanças estéticas.


De repente decidimos fazer uma dieta, um regime alimentar; e é aí que moram os problemas. As pessoas raramente consultam um médico quando decidem iniciar uma dieta e, agindo assim, não fazem alguns exames necessários para afastar certos distúrbios metabólicos que podem causar aumento de peso. Além disso, dificilmente procuram a orientação de um nutricionista.


Devemos tomar muito cuidado com dietas que aparecem do nada e se tornam a “febre” do momento. Também não se devem tomar remédios para emagrecimento sem o conhecimento de um médico. Muitas pessoas perderam a vida e a saúde com esse tipo de conduta.


Se decidirmos emagrecer, devemos primeiramente procurar um médico. Se não tivermos nenhum problema de saúde, então procuramos um nutricionista e, se possível, orientação de um treinador físico habilitado. A atividade física é de importância capital para o sucesso da perda de peso com saúde.


Amemos nossos corpos sem nunca ignorar os cuidados necessários para mantê-los saudáveis.