DNA – O que é?

O que é DNA?

DNA (ácido desoxirribonucléico) – Essa sigla está muito evidente no momento. Corresponde ao código genético das espécies de tudo que vive. O DNA carrega todas as características do Ser específico a que pertence. O que queremos dizer com código genético? Queremos dizer que cada característica de seu portador nele está contida. Ex. a cor dos seus olhos, sua altura, seus pelos, a cor da sua pele, a forma do seu corpo, etc. O interessante é que isso vale para toda a vida do planeta.


Como vimos no texto anterior, a semente masculina contém em seu interior metade do código genético humano, e a semente feminina a outra metade. Na fecundação – união do espermatozoide com o óvulo – ocorre o encontro dessas partes do DNA.

Ao se juntarem formarão um novo Ser com características de seus pais. Mas isso não é tudo, o DNA leva consigo um “sopro de vida” que induzirá esse ovo a se transformar em bilhões de células com características específicas.

Apaixonadamente poderemos dizer que se trata de um fenômeno fantástico. Imaginem que de uma célula inicial se produzirão células específicas para o surgimento dos olhos, do cérebro, do aparelho auditivo, do sexo, coração, fígado, estômago, etc., e tudo isso ocorre muito depressa, quando se considera a incrível especialização de cada órgão que compõem o corpo formado.

No caso do ser humano, pode-se dizer que aos três meses o Ser já está pronto, depois disso ele vai crescendo até que, quando tem seu sistema cardio-respiratório amadurecido, nasce.