Influências da Lua
Será que a Lua realmente pode influenciar o homem e a natureza?
Há milênios o homem vem observando a Lua e tentando entender o mecanismo de suas fases. A Lua tem mais de um quarto do tamanho da Terra e cerca de um sexto de sua gravidade, portanto é bastante significativa como eterna companheira de nosso planeta. Junto com isso, o homem acabou observando a influência da Lua na natureza e em si próprio. Sabemos que a Lua apresenta quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. O que dizem os estudiosos a respeito de sua influência em nossas vidas?
É perfeitamente perceptível, por todos nós, o efeito que o sol tem na natureza, principalmente quando observamos as mudanças climáticas e de luminosidade durante as quatro estações do ano. O ciclo todo dura um ano. O ciclo lunar dura pouco mais que 28 dias; é muito rápido quando comparado ao ciclo solar. Mas por que não poderia, também, respeitando as proporções, influenciar a natureza? Nesse caso a Lua influenciaria a natureza, num ciclo completo, em 28 dias, ao passo que o ciclo total do Sol acontece em 365 dias.
Há vários efeitos físicos perceptíveis e estudados. Efeitos na intensidade das marés, sua influência no parto dos humanos e animais, sua influência na agricultura, na pesca, etc.
Isso tudo já poderia, empiricamente, atestar a realidade dessa influência.
Quando o homem tinha menos recurso tecnológico, precisava garantir a eficiência de sua agricultura, isso o levava a utilizar certos conhecimentos adquiridos em tempos muito distantes que, ainda, podem ser observados quando aplicados corretamente.
Hoje temos muitas pessoas que praticam o “jardinar pela Lua”. Isso é muito antigo. Se embasa nos efeitos das fases da Lua sobre o fluxo de umidade do solo e das plantas.
Pesquisadores afirmam que a Lua realmente tem influência na fertilidade, nutrição, nas emoções humanas, no crescimento do cabelo, sobre as massas sociais e coletividades, em interesse por negócios e finanças, no aumento e diminuição do volume corpóreo, na afinidade e desejos sexuais, na saúde e no sono.
Observe por você mesmo e tente ter sua própria opinião. Vale a pena estudar a Lua, mesmo que por curiosidade.
0 comentário