Quando é a hora de reduzir o peso?

A obesidade pode ser definida como aumento da gordura corporal que se torna excessiva, causando sérios problemas à saúde.
A pessoa obesa aumenta sua taxa de mortalidade devido a condições como:
Hipertensão – O peso aumentado causa maior esforço cardíaco em todas as atividades do obeso, além de que o corpo obeso tem maior resistência vascular, isto é, dificulta o fluxo sanguíneo através dos vasos, causando aumento no trabalho do coração e, consequente, hipertensão arterial. Isso, inclusive, causa hipertrofia ventricular, que é o aumento do coração, considerado uma doença cardíaca.
Apneia do sono, dificuldade em respirar quando dormindo.
Diabetes do tipo 2, pela resistência que a gordura corporal causa ao trabalho da insulina.
Quando ocorre a união da hipertensão com o diabetes há um aumento na possibilidade de infarto e de derrame.
Os obesos podem, também, desenvolver depressão. As pessoas não gostam de ser obesas. Acabam por acentuar um estado desmotivador, de baixa autoestima.
Quando é a hora de reduzir o peso?
Certamente, quando passamos a apresentar alguns sintomas, como os citados acima, ou quando você está insatisfeito com sua aparência, mesmo quando não apresenta qualquer complicação decorrente do aumento de peso.
Em qualquer dos casos, pode-se recorrer a um médico. Este fará uma avalição do seu estado de saúde e saberá o método mais adequado para o tratamento.
O endocrinologista, utilizando instrumentos simples no consultório, poderá calcular sua massa corporal. Com essa informação, saberá se você está bem em relação à média para sua idade e compleição física.
Não espere as coisas se agravarem, procure se cuidar o quanto antes.
Nossa saúde não tem preço.