Mulheres, Atenção para as mamas!

A saúde é nosso bem mais precioso. Hoje temos muita informação e tecnologia favorecendo a manutenção do nosso bem-estar. Antigamente pouco se sabia a respeito de muitas doenças e, por isso, não éramos capazes de preveni-las ou de tratá-las. Algumas vezes nem de diagnosticá-las.
Estamos no “Outubro Rosa”, momento dedicado à saúde da mulher. Vamos falar sobre a importância de se diagnosticar, precocemente, o câncer de mama.
Esse é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Quando não diagnosticado a tempo pode ser fatal, vindo a tirar a vida, inclusive, de mulheres jovens com filhos para cuidar.
Como devem, então, as mulheres se proteger desse problema?
Primeiro: deve-se considerar a possibilidade de ficar doente; algumas pessoas não consideram isso.
Segundo: estar atenta para casos de câncer de mama entre parentes de primeiro grau. Isso aumenta a chance de se desenvolver a doença.
Terceiro: estar sempre atenta às mudanças no aspecto externo e a sintomas que podem aparecer nas mamas. Se notar qualquer alteração, procurar imediatamente um médico.
Quarto: consultar, regularmente, um médico ginecologista, principalmente se tiver mais de 35 anos. Muitas vezes o câncer de mama não apresenta sinais possíveis de serem detectados pela mulher, necessitando, assim, de um simples exame de rotina para seu diagnóstico – a mamografia.
A maioria dos casos de câncer de mama tem início a partir dos 35 anos, mas pode ocorrer antes. As mulheres devem sempre estar atentas a qualquer sinal.
O tratamento para tumores detectados no início de sua formação é muito eficiente, com um índice de cura bastante alto.
Leiam esse artigo com atenção, aprendam e, se possível, comentem com as pessoas.
O conhecimento disso é muito importante e pode salvar vidas.