Habilidades

O que são habilidades?

Com o amadurecimento o corpo vai ganhando habilidades. Essas habilidades podem ser especialmente desenvolvidas, pois sendo o corpo humano extremamente elaborado, permite ao homem desenvolver muitas habilidades com maestria.

Um exemplo para isso são os grandes ginastas que treinando durante sua fase inicial de seu desenvolvimento, ganham habilidades incomuns para fazer coisas que a maioria das pessoas não faz.

Outro exemplo são pessoas treinadas a ouvir um determinado sinal que varia em duração e intensidade – como os tradutores do código morse – são capazes de traduzir, imediatamente, em letras os sons intermitentes que ouvem.

Uma curiosidade, existem profissões que exploram estes potenciais. Podemos citar pessoas que trabalham na Indústria Automobilística com a função exclusiva de cheirar o interior dos automóveis para determinar se o cheiro será agradável e estimulante para o seu comprador.

Há também pessoas que trabalham experimentando colchões, aromas e perfumes, texturas de tecidos, etc., coisas assim, nos fazem perceber que muito do que fazemos, embora inconscientes, ocorrem para agradar aos sentidos.

Estamos, ainda, nos detendo puramente aos atributos do corpo físico sadio. É importante ressaltar que a relação das pessoas com o mundo físico ocorre de modo similar, ou seja, raramente um de nós apresenta uma habilidade super desenvolvida em relação aos outros.

Embora, possamos ter uma relação bastante íntima com os fenômenos, estamos longe de perceber o todo de modo integral. Imaginemos como morcegos, na escuridão, conseguem apanhar, sem erro, mariposas que estão voando; como golfinhos, nas profundezas, conseguem localizar presas com precisão.

É que esses animais possuem uma habilidade igual à do radar, se relacionam com o mundo através de atributos estranhos a nós. A conclusão é de que, embora muito bem elaborados, não somos perfeitos.