A importância do sono

Dormir bem é indispensável para se manter a saúde física e mental estáveis. Nós, humanos, dormimos, aproximadamente, 1/3 de nossas vidas. Podemos dizer que um homem de 30 anos dormiu 10 anos!
Por que precisamos dormir?
Quando dormimos, relaxamos nosso corpo e cérebro, de um modo bem mais completo que no repouso. Não poderíamos conseguir esse relaxamento, sem dormir, mesmo que ficássemos sentado ou deitados, imóveis, por horas.
Durante o sono há uma redução do metabolismo. Acalmamos e relaxamos o trabalho do nosso coração – diminuindo a frequência de suas contrações –, e assim, baixamos a pressão arterial. Dormindo, relaxamos profundamente nossos músculos, e descansamos. É, também, durante o sono que acontece um “reabastecimento” cerebral de neurotransmissores necessários para manter nossa capacidade de interagir, de concentração e de manter o humor.
A necessidade de sono varia com a idade. Um bebê pode necessitar de até 20 horas de sono por dia. Para uma criança de 4 anos, umas 12 horas são o suficiente, uma criança de 10 anos precisa de cerca de 10 horas. Para o homem adulto, a média fica entre 7 e 9 horas de sono diárias, mas isso pode variar. O modo como nos sentimos ao nos levantar vai dizer se estamos dormindo o suficiente.
Há distúrbios do sono onde a pessoa dorme demais ou não tem controle do sono, como a narcolepsia, que causa um sono “irresistível”, algumas vezes, até colocando a vida da pessoa em perigo. E distúrbios nos quais a pessoa tem dificuldade para dormir, como a insônia.
Casos assim, certamente, necessitam de acompanhamento médico.
Alguns conselhos para uma boa noite de sono:
• Pratique exercícios, como caminhar e, se tiver disposição, exercícios mais intensos, compatíveis com seu estado de saúde;
• Combata a obesidade e o sedentarismo;
• Evite o consumo de bebidas estimulantes, como cafeína, entre outros, a partir do período da tarde;
• Se é fumante, evite fumar à noite;
• Evite bebidas alcoólicas, principalmente à noite, pois tiram o equilíbrio normal do cérebro;
• Crie uma rotina de sono, com hora para deitar e para se levantar. Isso pode ajudar bastante.