Presbiopia

O que é Presbiopia?

       Presbiopia é o nome que se dá à dificuldade que adquirimos, com a idade, para enxergar de perto. Também chamamos de “vista cansada”.

Infelizmente, a maioria de nós, se viver bastante, passará por isso.

Quais são os sintomas? Passamos, progressivamente, a ter dificuldade para focar objetos que estão perto de nós. Quando tentamos ler, vamos afastando, cada vez mais, as letras de perto de nossos olhos.

Normalmente o processo se inicia a partir dos 40 anos de idade, podendo variar um pouquinho, mas sabemos que jovens diabéticos tendem a apresentar o problema precocemente.

Dentro de nossos olhos há uma pequena lente – o cristalino – flexível, capaz de se acomodar, ficando, quando necessário, fininha ou mais grossa. Esse processo acontece pelos movimentos de pequenos músculos, dentro de nossos olhos, que têm a função de adaptar a visão para perto ou longe, conforme muda o formato do cristalino. Esses músculos, chamados de musculatura ciliar, funcionam de modo autônomo, ou seja, não estão sob nosso controle.

Com o passar dos anos, nosso cristalino vai se tornando mais rígido e, com isso, menos acomodável. Também a musculatura ciliar perde um pouco de sua força. Com o esforço constante que a musculatura ciliar tem para tentar acertar o foco da imagem, sem sucesso devido à “dureza” do cristalino e menor potência de ação, algumas pessoas se sentem cansadas ou têm dores de cabeça.

Não há remédios para isso. Um médico americano, Dr. William Horatio Bates, no século XIX, formulou alguns exercícios visuais, ainda de eficácia discutível, para postergar esse problema e fortalecer a musculatura ciliar. Não há mal nenhum em tentar. Se der certo, pode retardar a necessidade do uso de óculos de grau.

No momento, o tratamento está no uso de óculos. O exame oftalmológico determinará o tipo de lente e graus necessários para a correção, individual, do problema. Lembrar que os óculos de um não servem para o outro.