O cérebro humano!

O cérebro humano!

A harmonia do universo, com suas incontáveis estruturas, nos encanta profundamente. Como é incrível o brilho do Sol, fonte de toda a vida! Como é lindo o germinar de uma semente que, um dia, se transformará numa grande e frondosa árvore! Os oceanos da Terra, berço de toda a vida do planeta! O que dizer do canto dos pássaros, ou da beleza dos animais?

Mas se há algo realmente extraordinário e enigmático é o cérebro humano. Não há nada que se compare a esse órgão nervoso.

O homem, com toda a sua ciência e tecnologia, não é, ainda capaz de entender completamente seu funcionamento.

Tudo o que sabemos e entendemos de nossa existência acontece em sua intrincada estrutura. Nossa memória, conhecimento, entendimento, razão, qualidades, defeitos, emoções, condicionamentos, desejos, satisfações, medos, enfim, tudo aquilo de que somos conscientes e inconscientes é estruturado no cérebro.

A consciência é um atributo extraordinário das funções cerebrais. É por causa da consciência que podemos existir como seres capazes de se adaptar a quase qualquer situação e continuar sempre aprendendo. É utilizando a consciência que interagimos, nos relacionamos, criamos nossa realidade física e emocional, e nos tornamos parte ativa do Universo. Mas isso ainda não está nem perto de tudo o que é realizado pelo cérebro. Há, também, uma enorme gama de ações e controles exercidos por nosso cérebro, sem que tenhamos consciência!

O ritmo de nossa respiração, a frequência de nosso coração, nossa pressão arterial, a temperatura de nosso corpo, a digestão, o controle metabólico e hormonal, nossas excreções, o funcionamento sexual, a interação e interpretação de cada informação oriunda de nossos cinco órgãos dos sentidos, entre outros incontáveis controles são, apenas, uma amostra de tudo o que o cérebro pode fazer. É uma extraordinária obra da natureza. Nada que conhecemos é tão incrível e desafiador. É nosso cérebro que nos diferencia de todos os outros seres sencientes com os quais compartilhamos este Planeta. Seu funcionamento supera o de qualquer computador. Não apresenta rivais. Talvez haja uma alma ou espírito responsável por essa “ magia” estrutural da natureza, mas, certamente, sem o cérebro, essa energia não poderia se manifestar em nosso universo físico.

O cérebro humano é, certamente, a engenhoca detentora da coroa, no reino da natureza.

Veja também: A Estruturação da mente do homem

canal youtube