Higiene Bucal

A boca e a cavidade oral são a porta de entrada para todo nossa nutrição, pois é através dela que os alimentos e líquidos entram em nosso organismo. Compõem se pelos lábios, dentes, mucosa interna (pele que reveste a cavidade interna da boca), língua, palato (céu da boca) e orofaringe (a parte de trás).

Sendo o caminho para a alimentação, expõem-se o tempo todo a micro-organismos, além de acumular resíduos alimentares. Essa característica da boca favorece a reprodução de bactérias e outros organismos em suas estruturas, podendo causar mau cheiro, ulcerações na cavidade oral e deterioração dos dentes.
Considerando o exposto acima, torna-se visível a importância da higiene bucal, como pré-requisito indispensável para a manutenção da saúde.


Há, é claro, outros benefícios conseguidos com a higiene bucal. Uma boca com aspecto saudável e limpo nos torna mais atraentes. O mesmo podemos dizer do bom hálito. Afinal, também usamos a boca para demonstrar carinho, amor e desejo, através do beijo.


Deem mais atenção à saúde oral. Adquiram o hábito de escovar os dentes e a língua, pelo menos, duas vezes ao dia. Usem fios ou fitas dentais para retirar fibras e restos alimentares que, eventualmente, ficam entre os dentes após a alimentação. Procurem um médico ou um dentista caso apresentem dor, sangramento, ferimentos, ulcerações ou mudanças na cor da mucosa oral, assim como nos lábios. Procurem, também, periodicamente, um dentista para avaliação do estado de seus dentes.


Lembrem-se: não há real felicidade sem saúde. Saúde não tem preço.