Diarreia

Diarreia

    O que é diarreia? Diarreia é o nome que se dá a uma doença intestinal que se caracteriza por vários episódios de fezes líquidas para os quais o doente não tem controle.

       As diarreias podem ser agudas ou crônicas. A única diferença entre elas é o tempo em que os sintomas acontecem. Diarreias agudas duram poucos dias e diarreias crônicas, geralmente, duram mais de três semanas, podendo facilmente ultrapassar esse tempo.

       Há muitas causas para as diarreias. As mais comuns, quase sempre associadas à diarreia aguda, são: vírus, bactérias, alguns parasitas e eventuais intoxicações. A diarréia crônica pode ter causas mais complicadas e mais difíceis de se diagnosticar, como: as mesmas causas da diarreia aguda – quando a pessoa apresenta doenças que comprometem o sistema imunológico: HIV, leucemias, câncer, uso de certas medicações -, uso crônico de alguns medicamentos, Doença Celíaca (intolerância ao glúten), intolerância à lactose (substância presente no leite), Doença de Crohn, Síndrome do intestino irritável, Retocolite ulcerativa, outras colites e, até, câncer do aparelho intestinal. Há, também, a possibilidade de diarreia causada por stress, uso excessivo de álcool, fumo e café.

       Os sintomas podem variar dependendo do agente causador. Há episódios de diarréia liquida em diferentes frequências; pode haver febre, dor abdominal, náusea e vômito. Algumas vezes pode se observar sangue nas fezes. Em crianças e idosos a diarreia pede maior atenção, pois pode causar desidratação e outras complicações.

       Felizmente a grande maioria dos casos se resolve rapidamente, mas se os sintomas forem muito intensos ou de maior duração, é necessário consultar um médico. Não raro, a diarreia pode estar anunciando alguma doença que precisa de rápido tratamento.

       Alguns cuidados podem diminuir os casos de diarreia na comunidade, como: higiene das mãos quando for ao banheiro e sempre que for se alimentar ou preparar alimentos, tentar orientar as crianças a não colocar objetos na boca, evitar comer vegetais e verduras cruas fora de casa – e quando em casa lavar bem esses alimentos -, usar apenas água filtrada, cozer bem os alimentos, observar as condições de saneamento básico quando viajar para outras cidades e países, etc.

Imagem: http://saudedica.com

emagreca de modo definitivo