Cárie Dentária

Cárie dentária

 

A cárie é uma doença extremamente comum.  Ocorre em cerca de 90% da população.  Sua causa, na maioria dos casos, é múltipla, pois se dá pela combinação de dois fatores: bactéria + restos de comida. Todos temos bactérias na boca. Essas bactérias ficam em alguns dentes, formando aquilo a que chamamos placa bacteriana, em uma espécie de película pegajosa que fica, principalmente, na base de dentes com má higienização. Quando nos alimentamos ou bebemos, o carboidrato dos alimentos estimula essas bactérias a produzirem substâncias ácidas que, por sua ação erosiva, destroem o esmalte dos dentes, tornando-os vulneráveis à contaminação e, com isso, ao aparecimento das cáries. Quando a pessoa se alimenta, não escova os dentes e vai dormir, cria o ambiente perfeito para a proliferação bacteriana e o consequente desenvolvimento das cáries. As cáries podem, algumas vezes, ser causa de complicações graves ao seu portador, estendendo a infecção para outras estruturas da boca, como gengivas, mucosas, alvéolos dentários e aos ossos que dão sustentação aos dentes.

Nem toda cárie causa dor, mas quando atinge a parte inervada dos dentes, pode doer muito. Também pode ser a causa de inflamação, sensibilidade aumentada à temperatura dos alimentos, mau hálito e perda de dentes.

Pode atingir qualquer pessoa, de qualquer idade, mas em crianças com dentes ainda em formação, são mais comuns, pois os dentes em erupção ainda não apresentam uma camada de esmalte tão forte, sendo facilmente erodidos pelas bactérias causadoras da cárie.

Prevenção: higiene bucal frequente – através de escovação adequada e uso de pasta dental -, principalmente à noite, uso de fio dental, limpeza da língua (há escovas adequadas para isso), bochechos periódicos com flúor (nesse caso sob orientação de um dentista), e, é claro, visitas periódicas ao dentista. Muitas cáries iniciais podem estar numa área não visível e serem assintomáticas, difíceis de serem descobertas sem a inspeção de um profissional. Também é aconselhável uma dieta com menos doces e bebidas açucaradas, principalmente nos intervalos entre as refeições.

emagreca de modo definitivo

1 comentário


  1. Muito proveitoso.vou seguir ao pé da letra.kkk

Comentários encerrados.