Câncer de mama masculino

Câncer de mama masculino

Câncer é o nome que se dá para uma desordem celular que pode acontecer, praticamente, em qualquer parte do corpo. As células cancerígenas se comportam como se não fizessem parte do corpo do doente. É chamado maligno pelo fato de poder invadir tecidos vizinhos ou se disseminar para outras partes do corpo (metástases), espalhando a doença. Não se sabe ao certo o porquê, mas é evidente que o câncer tem uma base genética, pode acontecer por constantes estímulos não saudáveis (como o fumo) e, também, estar intimamente ligado ao estado emocional da pessoa.

Muitas pessoas não sabem que o câncer de mama, tão comum entre as mulheres, pode também acometer os homens. O câncer de mama acontece nas células do tecido mamário e, embora bem menor que o da mulher, o homem também tem esse tecido. Entretanto, a incidência do câncer de mama em homens é bem menor que nas mulheres.

Um autoexame, no qual o homem durante o banho palpa seus mamilos e axilas, pode mostrar eventuais sinais de que algo deve ser investigado.

Os sinais que podem fazer o homem desconfiar de câncer de mama são:

  • Enrugamento ou retração do mamilo;
  • Inchaço ou protuberância atrás do mamilo, que podem ou não serem doloridos;
  • Descamação do mamilo ou da área ao redor deste;
  • Gânglios (ínguas) na região das axilas;

É importante ressaltar que alguns desses sinais não significam, necessariamente, câncer. Muito homens possuem glândula mamária pequena, uni ou bilateral, perceptíveis ao exame físico. Há, também, medicações que podem causar irritação e edema (inchaço) no tecido mamário masculino. De qualquer forma, em caso de dúvidas, o homem deve procurar, imediatamente, um médico para diagnóstico.

Após exame clínico, caso haja suspeita, o médico poderá pedir mamografia, ultrassom e biópsia. Esses exames são os mais comuns para o diagnóstico de certeza.

O tratamento será determinado pelo estágio de desenvolvimento do tumor no momento de seu diagnóstico.

Tratamentos feitos no início têm uma boa chance de cura. Por isso é necessário procurar o médico imediatamente após a suspeita.

Foto: http://oncomastologia.com.br

emagreca de modo definitivo