A arte na Grécia Antiga

 

A arte grega, eterna referência para o mundo, chegou à perfeição – ao que chamamos esplendor –  em meados do século VIII antes de cristo

O mundo ocidental deve grande parte de sua cultura artística aos gregos que, com seu teatro – dramaturgia e comédia –, e artes – música, escultura, cerâmica, pintura, arquitetura, poesia e oratória -, influenciaram e inspiraram artistas de todos os tempos. As fases que receberam maior influência foram o Renascimento e o Neoclassicismo.

Muitos artistas ainda são conhecidos, pois ganharam a imortalidade pelo seu talento.

Na arquitetura, destacamos, Ictínio e Calícrates, responsáveis por inúmeras construções, sendo o Partenon a mais famosa.

A pintura grega se perpetuou principalmente através de vasos e murais. Na arte dos murais, muitos artistas se destacaram. Dos murais que ainda podemos ver nos dias de hoje, o que mais nos impressiona é o da tumba de Paestum, realizado na Itália por um artista desconhecido. Nessa arte destacamos: Apeles – considerado o maior dos pintores da Grécia antiga -, Polignoto, Mícon, Panaios, Agatarcos, Apolodoro, Zeuxis, Parrásios e Demétrios.

Da escultura, cuja função principal era adornar e complementar as obras arquitetônicas, podemos dizer que o objetivo dos artistas era atingir a perfeição dos deuses. Nessa arte citamos Fídias, escultor da estátua da deusa Atena e dos relevos do Partenon, e Míron, escultor que ficou famoso pela criação da estátua do Discóbolo. Poderíamos, ainda, citar Praxiteles, entre muitos outros.

 

O teatro, muito apreciado na Grécia, abordava temas de grande profundidade emocional, através de tragédias e comédias. As peças eram apresentadas em arenas com excelente acústica. Alguns escritores são conhecidos até os dias atuais, como:

Ésquilo, considerado o “pai da tragédia”, autor de Prometeu acorrentado, Os persas e Os Sete contra Tebas;

Sófocles, respeitado como o mais importante teatrólogo grego; escreveu Édipo rei, Electra e Antígona, entre outras;

Eurípedes, autor de Medeia, As troianas e As bacantes;

Aristófanes, satírico autor de: As nuvens, As rãs e As vespas.

 

Na literatura, tivemos grandes escritores como Homero, que escreveu a Odisseia; Hesíodo, que escreveu Teogonia; entre outros.

 

Busquem conhecer mais a respeito. Conhecerão mais sobre a beleza, riqueza e criatividade, atemporais, da natureza humana.